Nos países mais desenvolvidos, os denominados Think Tanks desempenham um papel fundamental para o aperfeiçoamento da sociedade.
Think Tanks são instituições que se destinam a desenvolver pesquisas e estudos, influenciando a busca de novos conhecimentos para aplicação prática e real por meio da conversão de teorias acadêmicas e paradigmas científicos relevantes em instrumentos apropriados para a formulação de políticas públicas, oferecendo respostas céleres e objetivas às questões sociais mais relevantes.
Unindo teoria com a prática e complementando, de modo objetivo e pragmático, o papel exercido pelas universidades, os Think Tanks são centros de excelência os quais proporcionam um ambiente profícuo que permite a busca e difusão de novos conhecimentos e contribuem, em última análise, para o desenvolvimento intelectual, social e econômico de uma nação.
Os Think Tanks são a ponte que une conhecimento e poder nas democracias modernas.
No Brasil, esta realidade ainda não se faz sentir com intensidade, considerando que há poucos Think Tanks.
Referido cenário é extremamente prejudicial à sociedade brasileira, que se ressente profundamente com a ausência de instituições independentes que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, apoiado em políticas públicas estratégicas verdadeiramente embasadas com objetividade e excelência.
Sem a valiosa contribuição dos Think Tanks, o desafio de tornar o Brasil um dos países mais desenvolvidos do novo milênio torna-se insuperável.
Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudos para o Desenvolvimento das Relações Trabalhistas – ITrab – ao adotar o modus operandi dos Think Tanks mais respeitados do mundo, assume a missão de realizar estudos analíticos e pesquisas qualificadas para o permanente aperfeiçoamento das relações laborais no Brasil.
Excelência, objetividade e independência em estudos e pesquisas: Seja bem-vindo ao ITrab.
Pesquisas com rigor científico e estudos analíticos aprofundados para o desenvolvimento das relações trabalhistas no Brasil.
Conhecimento
Independência
Objetividade
Excelência
Pesquisas
Estudos
Análises
Estratégias